Uma nova pirâmide alimentar foi sugerida pelo Departamento de Nutrição da Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard.
Esta nova pirâmide tem como base os exercícios físicos e o controle de peso. Depois, os glúcidos integrais, como pães e arroz, na maioria das refeições, juntamente com óleos vegetais, principalmente o azeite. Acima, estão as verduras, os legumes e as frutas.
Aparecem depois as castanhas, amendoím e leguminosas, como feijão, ervilha e grão-de-bico. Em seguida, peixes, frango e ovos. No topo da pirâmide encontram-se os laticínios ou suplementos de cálcio, e por último, arroz branco, pão branco, batata, massas e doces, juntamente com a carne vermelha e a manteiga. Vitaminas e até uma dose moderada de bebida alcoólica são bem vindas.
As duas pirâmides assemelham-se bastante quanto à posição das verduras, legumes e das frutas, que devem ser consumidas com entusiasmo. A grande novidade é o facto dos exercícios serem a base da nova Pirâmide.
Mais uma vez chega-se a conclusão de que uma dieta balanceada não pode ter excesso nem deficiência de alimentos
Para termos uma alimentação equilibrada devemos:
|
1 |
Fazer de 5 a 6 refeições durante o dia, de 3 em 3 horas; isso
obriga-nos a comer menos em cada refeição já que se estará fraccionando
mais as refeições; |
|
2 |
Não ficar com horários prolongados sem uma alimentação adequada. não ultrapassar mais de 4 horas sem comer ; |
|
3 |
Ovos: duas unidades por semana; |
|
4 |
Comer frutas, verduras e legumes TODOS OS DIAS; |
|
5 |
Preferir as frutas e verduras da época; |
|
6 |
Ao cozinhar os legumes, prefira o sistema "a vapor", ajuda preservar
melhor os nutrientes e ainda evita adição de gordura. Aproveitar o sabor
de cada legume. Utilizando água, evitar cozinhar com abundância de
água, alguns minerais e vitaminas são perdidos neste processo; |
|
7 |
A água utilizada para o cozimento de vegetais deve ser aproveitada
para outros preparos, como arroz, milhos, feijão, etc. Ela é fonte de
vitaminas e minerais, que foram perdidos dos alimentos, durante o
cozimento; |
|
8 |
Retirar sempre a pele de aves, quando for para preparar molhos,
ensopados, etc. A pele das aves é muito rica em gorduras, que aumentam o
colesterol e as calorias do preparo; |
|
9 |
Trocar os preparos à base de creme de leite e nata, por iogurtes desnatados (consistência firme) ou requeijão light; |
|
10 |
Evitar as frituras em geral. São melhores os alimentos cozidos, assados sem adição de gorduras e os grelhados; |
|
11 |
Evitar ou diminuir a ingestão de produtos embutidos como salsichas, salames, presuntos, mortadelas, patês; |
|
12 |
Preferir margarina vegetal ou azeite(não possuem colesterol e contêm menos gordura saturada); |
|
13 |
Sempre que possível comer carne branca; frango ou peixe (assado, cozido ou cru), ao invés de carne vermelha; |
|
14 |
Evitar bebidas alcoólicas e refrigerantes; |
|
15 |
Evitar líquidos durante as refeições, isto contribui para a distensão mecânica do estômago; |
|
16 |
Cuidado com a adição de sal nos alimentos. Utilizar só o necessário; |
|
17 |
Dar preferência a queijos brancos; |
|
18 |
Evitar o consumo exagerado de açúcar; preferir adoçante; |
|
19 |
Procurar fazer um exercício físico regularmente; |
|
20 |
Ingerir água diariamente (2 litros) para melhorar o funcionamento do
intestino e evitar obstipação intestinal, para hidratar o organismo,
facilitar a filtração do sangue e desintoxicar o organismo; |
|
21 |
Nunca deixar para resolver os problemas do quotidiano durante as
refeições. O acto de nos alimentarmos é preciso que seja num lugar
tranquilo, longe da televisão e com calma, mastigando bem os alimentos; |
|
22 |
O ideal é que cada garfada seja mastigada umas 20 vezes, isso ajuda ao cérebro a receber a mensagem mais rápido da saciedade. Texto adaptado de Michelle Delboni dos Passos (nutricionista) |
Nenhum comentário:
Postar um comentário